Há dois anos estudantes do Brasil todo tem se reunido para discutir seus problemas, educação, opressão, cultura, esportes, o preço dos transportes. Essas reuniões são seguidas de muito protesto, campanhas contra homofobia, atos de rua, atividades culturais. Esses são os frutos das atividades da Assembléia Nacional dos Estudantes Livre (ANEL).
Fundada em 2009, a ANEL foi a iniciativa de jovens de todo o país que estavam cansados da falta de espaços no dia a dia para que pudessem resolver seus problemas. Até então a única referência de política estudantil que havia era a UNE, que infelizmente hoje só serve para fazer carteirinhas ou para dizer como são boas as políticas do governo - a UNE virou lugar de politicagem, da mais vulgar!
Desde então a ANEL vem tomando espaço, já foi até convidada para debates na MTV, mesas de discussão junto dos mais importantes movimentos sociais. Esse ano esteve ao lado dos estudantes lutando contra o preço da tarifa de ôniobus do senhor Kassab. Hoje a ANEL tem sido tão reconhecida como uma entidade de lutadores que não se vendem, que foi convidada a ir no mês que vem para o Egito, em um congresso de estudantes que vai discutir os rumos do país que vive uma importantíssima revolução.
Este ano a acontecerá o primeiro congresso da ANEL. Será uma oportunidade para os estudantes de todo o país se reunirem e discutir a fundo o que a juventude quer e o que vamos exigir dos governos e escolas. Serão quatro dias de intensas atividades, espaços culturais, palestras, e muita discussão... para descansar vai rolar até uma festa junina, onde celebraremos a união de um casal gay!
Todo mundo está convidado a participar. Para ir só é preciso ânimo e vontade de mudar as coisas.
O KK pode e deve estar presente.
Por uma educação melhor.
Por um futuro para a juventude.
CONGRESSO DA ANEL
onde: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFFRJ) - município de Ceroédica
quando: Feriado de Corpus Christ, 23, 24 ,24 e 26 de junho.
*Bom, pra quem achou super legal, mas acha que não vai poder ir até o Rio, sem pânico pessoal, é só clicar aqui que você pode conhecer um pouco mais sobre a ANEL e quem sabe, até participar de algumas discussões.
Duvidas, já sabem: glafcomunicacao@hotmail.com
@glafcomunicacao